01 abril 2006


Foto que também mostra os efeitos das tintas em spray.........

Os Efeitos das Tintas em Spray

Estive pensando outro dia na piração que é a utilização das tintas em spray. Faz tudo ficar muito mágico! Algo que impressiona!!!!!!
Desde criança , sou fissurada em tintas, de certa maneira tenho já desde então uma certa paixão por cores...... e esse negócio de poder botar as mãos literalmente nas tintas então , é algo que me fascina demais!
Logo, com apenas 15 anos já estava envolvida de tal forma que conseguia com tranquilidade ensinar as pessoas lidarem com as tintas.
O tempo passou e até hoje continuo com esse encantamento.
Desde 98 trabalho com as tintas em spray. Aconteceu por acaso, resolvi fazer um teste e acabei gostando desse tipo de aplicação. De lá prá cá , venho estudando as tintas e a cada dia descubro algo interessante. Muito além de me envolver com a parte técnica ,que é um tanto cansativo prá quem não está a fim, tem a magia de poder misturar cores, trabalhar com materiais diversos, fazer jogo de luz, sobrepor tons.......trabalhar com os traços, muito interessante o fator RAPIDEZ na secagem,.....................não precisar ferramentas diversas...... isso tbém é tudo de bom......!
Na realidade como dizem meus amigos grafiteiros, algo que fascina é a precisão dos traços.......
Enfim, poder brincar à vontade, sem medo de ser feliz!!!!!
Me ocorreu de poder discutir esse assunto observando essa foto, de algo tão simples, mas que se tornou gigantesco ..... observe o desenho desse carro, se não é prá ficar paralizado com o efeito da pintura....... totalmente no spray.
A luz é algo impressionante........
Numa de minhas oficinas, alguns alunos questionaram o fato de se sentirem um tanto anciosos para utilizarem as tintas , com medo de que escorresse, manchasse..... conversamos muito sobre essa insegurança e até mostrei alguns trabalhos , além de fazer uma apresentação de como tudo rola com facilidade.
Esse texto é exatamente para poder dizer que trabalhem com as tintas spray sem medo! Liberem todos os bichos existentes dentro de cada um, e façam acontecer realmente!
O primordial é saber que o frasco tem que ser agitado, o que pode ser feito ainda com a tampa. O bico aplicador deverá estar na direção certa de onde deve ser feito a aplicação para não haver falhas ou pequenos transtornos, como aplicação no local errado. Bacana fazer um teste de aplicação antes, prá ver se realmente está conseguindo a aplicação correta.( quanto a quantidade de tinta que está saindo e a direção a ser aplicada).Deixar ao menos uns 25 cm de distância e fazer a aplicação como se estivesse trabalhando com um compressor,com calma e precisão!
Colocar uma máscara, mesmo que seja a mais simples..... trabalhar em local arejado e nunca próximo às crianças, principalmente bebês......
Lembrando sempre que essas tintas são à base de solvente e o cheiro às vezes incomoda ou acaba sendo prejudicial aos que são alérgicos.
Como a secagem é rápida, mesmo em ambientes internos, com ventilação ,o cheiro é rapidamente exterminado.
Atualmente tenho feito um trabalho sobre CORES, me utilizando das tintas em spray, com resultados fantásticos....As tintas COLORGIN, tem aumentado a gama de cores e em especial no ano passado houve o lançamento da linha ARTS, trazendo tom sobre tom, com 100% de cobertura. Através dessa linha tenho executado trabalhos também em papel, que é minha especialidade.
Não tem porque não estar desenvolvendo trabalhos artísticos com esse tipo de tinta que tem encantado o mundo todo com sua cores cheias de brilho!
Essa semana, na revista da Folha de São Paulo, a matéria foi sobre achar chic a arte urbana....a arte de rua ganhando status.....a capa até dizia sobre o contrato dos grafiteiros para decorar paredes de casas, bares e restaurantes.....
Citou-se alguns grafiteiros famosos.....e até teve como um dos títulos: Invasões Bárbaras,fazendo um paralelo entre a periferia e os jardins. Claro, os rapazes do morro, entrando nos casarões, mansões para enfim, mostrarem suas artes.....
Talvez, à algum tempo atrás não pensássemos na possibilidade de isso ocorrer!!!!Vejam como muita coisa mudou!
E estou aqui novamente , dizendo da beleza , da inclusão, da arte urbana, do grafiti, da loucura desse mundo artísticamente encantador, enfim....
E é por esse e tantos outros motivos que descrevo meu encantamento e chamo todos para também entrarem nesse mundo mágico de desenhos, letras e cores que explodem , fazendo a VIDA acontecer!!!!
Beijos nos corações! Rosi Ribeiro.