19 julho 2006






Reunião com as familias do Centro de Apoio.



Aconteceu no Centro de Apoio à Criança e Adolescente(CACA) no dia 19 de julho, reunião com as familias para discussão das atividades do dia a dia, agenda mensal, condições do transporte,eventos,os objetivos propostos, metas que deverão ser cumpridas,normas e regras que devem ser obedecidas, critérios estabelecidos e principalmente a problemática real das condições de algumas crianças estarem ainda nas ruas de Osasco.

Para essa reunião, além das técnicas responsáveis por essa unidade, estiveram presentes, Orlando e Terezinha da Casa Vida Nova. Ambos falaram sobre os trabalhos que são realizados no município de Osasco e registraram o fato de que mesmo as crianças que vão para outros lugares, fora do municío é sabido, através de relatórios recebidos,num trabalho em rede.
As técnicas da unidade esclareceram dúvidas quanto ao andamento dos serviços internos e discurssaram sobre rotinas, que embora burocráticas, devem ser cumpridas para que continuem inseridos nos programas sociais.
Se falou da problemática escolar, devido as evasões, falta de interesse pelos estudos, lembrando que todos devem sim, frequentar as escolas.
Eu, enquanto dirigente da unidade falei sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, que contém artigos de direitos e deveres que devem ser respeitados, independentemente se concordamos ou não. Exatamente por isso que a escola se faz necessário, para que todos, conforme reza a constituição, tenham direitos realmente da liberdade de expressão e embasados em idéias palpáveis,consigam o livre arbítrio para discussões e com isso, alterar, mudar leis, inclusive.
Disse ainda que não consigo entender e mesmo que passe minha vida toda estudando, pesquisando, com certeza não entenderei a que nível chegou a familia , admitindo situações em que mães são comandadas por crianças .Elas saem e chegam em suas casas nos horários que querem.Decidem não frequentar escolas e fica tudo certo.Passam o dia nas ruas e não são cobradas quando chegam em casa. Agora uma coisa é certa, a unidade tem que ter o apoio das familias para que juntos, consigamos atingir o objetivo que é o melhor para esses seres extraordinários( crianças e adolescentes), os quais farão o futuro do nosso país.
A reunião foi proveitosa e eu quero crer que estamos no caminho certo.






Após a reunião, teve apresentação do teatro de bonecos,contando o dia a dia do CACA.
Foram momentos de extrema descontração.



Concluído


Galera dos Bonecos.



Essa é a galera que trabalha com os bonecos(mamolengos) e se apresentaram para as familias que participaram da reunião do dia 19 de julho,no Centro de Apoio(CACA).
Adolescentes do programa Agente Jovem, coordenados por Rita de Cássia e Cleusa Pereira.