28 janeiro 2013

Porque?


Mais de mil jovens e adolescentes estavam numa boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul para comemorações diversas. Muitos eram estudantes de Veterinária , Zootecnia e Agronomia e festejavam terem passado no vestibular da Universidade Federal. Também tinha amigos , que juntos comemoravam aniversário e outros assuntos afins. O que importa é que muitas pessoas estavam reunidas para festar. A boate funcionava, normalmente, mesmo com alvarás vencidos. Mesmo com uma única porta , que servia de entrada e de saída. Mesmo tendo uma parede logo depois da porta que impedia os seguranças de visualizarem o salão. mesmo sabendo que numa emergência ,dificilmente sairiam com vida.Simplesmente funcionava. 
Fiquei pensando muito nesse final de semana de como tantas situações explodem e ficamos sem saber o porque. Aprendi que Deus faz Tudo por nós. Que nada , nada, simplesmente nada acontece se não for da Tua vontade. Nenhuma folha de uma árvore qualquer, cai se não tiver a permissão de Deus. Então, fiquei refletindo sobre isso. Orei. Busquei na bíblia uma luz. E continuo pensando no que pode ter acontecido. Como tantas pessoas, no mesmo instante  , tiveram a mesma ideia, que foi a de correr pra o banheiro. Porque pessoas que estavam tão perto do palco, que viram por onde começou e como , conseguiu sair sem ter sido incendiado ou explodido. Porque em meio a tanta gente encurralada num só local, não tiveram a luz de que precisavam  sair daquele canto escuro que causou a morte de tantos. Estavam todos num só local, já predestinados que seria aquele dia,o último dia de vida dos mesmos?  Foi então amão de Deus que reuniu todos numa área só, num objetivo só, pra que juntos fossem ao encontro Dele?
São tantas as perguntas que saltam , brotam em minha mente que fico sem entender de fato, o porque!
Porque?!  E porque autoridades não tomam providências para evitar tragédias? Porque proprietários de locais abertos ao público não pensam à frente, para evitar tragédias? Porque não se tem treinamentos? Porque nós, pais, não nos incomodamos quando nossos filhos saem para frequentar locais movidos a muita gente junto? Porque não nos mobilizamos para evitarmos lamentos? Porque esquecemos tão facilmente o que acontece e nos faz chorar? sofrer?
Porque não acreditamos que pode sim acontecer o pior ? Porque meu Deus?
Há 02 anos estivemos (Conselheiros Tutelares)  no Teatro aqui da cidade de Osasco, porque os bombeiros estavam proibindo o funcionamento. Me lembro que quando chegamos para impedir o funcionamento, uma vez que tinham sido avisados e mesmo assim estava aberto , muitas pessoas acharam  ruim nossa atitude embora estivéssemos com ordens expressas para impedir o funcionamento naquela noite. Mas as pessoas não estavam pensando em possíveis tragédias e sim, no quanto ficariam frustrados por não assistirem seus filhos,amigos, no espetáculo. Vejam  as atitudes dos seres humanos. Impensadas. Irresponsáveis. 
E será que já está  apto ao funcionamento? Porque cá entre nós, todo ser humano sabe dar o seu jeitinho à medida de interesses diversos.
E é claro que vou continuar com pensamentos mil sobre as inquietudes dos seres humanos e a falta de entendimento absoluto no quesito dos porquês. 
Tenhamos a possibilidade de um dia bom, mesmo com tanta tristeza.

Vida que segue.