09 abril 2006


A galera toda , com o prefeito Emidio e a Secretária Ana Paula Rossi.
Essa sala é utilizada para estudos de cultura afro.(sala Padre Batista).
(por Rosi Ribeiro).

VISITA IMPORTANTE


Infelizmente, só agora consegui a foto, mas o Centro de Apoio à Criança e Adolescente contou, no dia da inauguração do Centro de Inclusão Digital, com uma visita ilustre: o prefeito Emídio.
Foi bacana, porque ele pode ver as ações da unidade, bem de perto. Não é a primeira vez que ele faz a visita. Já esteve no local, no ano passado, trazido pela secretária de Assistência e Promoção Social(Ana Paula Rossi).Na ocasião eles fizeram uma turnê por todas unidades.
Dessa vez, o prefeito ficou um tempo bem maior e prometeu voltar nesse mês de abril pra almoçar com as crianças.A secretária também esteve .
Os adolescentes não perderam a oportunidade de fazer algumas solicitações e algumas crianças fizeram uma homenagem expôntanea e de última hora ( sem ensaio algum) da música dos Rebeldes( a euforia do momento).
(por Rosi Ribeiro).


TRANSFORMAÇÃO DO PISO


O piso debaixo da escada lá de casa é desses feitos com caco e todo vermelhinho( bem antigo) . Prá mudar um poco, apliquei tinta pra piso novacor na cor preto, depois fiz colagem de recortes de jornal, em alguns pontos , apliquei massa pra textura (liso), com espátula e por último, resina para impermeabilizar. Deu um efeito fantástico.


DEPÓSITO DE SUCATAS

Adoro andar por depósitos de sucatas, é algo que me encanta. Chego, dou uma olhada e de imediato, consigo detectar alguns objetos interessantes. Como esse extintor que é claro, faz parte da decoração da minha sala. Só como informação, minha casa é totalmente a arte que vem do lixo. ( por Rosi Ribeiro).

ACHADOS........

Essa foto, mostra um pedacinho do refeitório do Centro de Apoio. Era um espaço ocioso e deu pra ter 02 banquetas dessas de lanchonete,como apoio para um bate papo com o pessoal da cozinha, já que tem um buraco (como uma janela) .Ficou muito legal, porque as crianças podem observar o que acontece na cozinha e matar as saudades das meninas que preparam todo o rango. As banquetas eu ganhei de uma amiga que queria desfazer-se delas.Estavam com o assento rasgado. Dei um jeito rapidinho. Ano passado, revesti o assento com fuxicos coloridos. A meninada, não acostumados com a transformação, foi logo detonando...... Já nesse ano, bem mais acostumados e já conscientes,ao contrário do ano passado, estão cuidando do local. Dessa vez, orientei as funcionárias fazerem colagem de tecido. E o assento das banquetas virou um colorido de chita! Bastou o tecido e cola branca. Os pés, já no ano passado, havia pintado com aquacryl(uma tinta acrílica à base de água). Observem que a parede foi revestida de jornal, com detalhes também em chita. Algo bem simples, porém inovador. ( por Rosi Ribeiro)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Viver pensando e refletindo sobre o meio ambiente é algo que trago dentro de mim. E isso não se resume a eu saber o que está certo ou errado ou viver policiando somente as minhas atitudes. Tenho , dentro do possível, repassado o que sei às pessoas que não tem informações adequadas.
Vivi nas ruas por um bom tempo, aqui na cidade de Osasco e pude perceber o quanto as pessoas acabam não se dando conta do quanto degradam o meio ambiente. Isso é até inconscientemente! No corre-corre diário, nem percebemos que se quisermos, podemos fazer a diferença!
E é claro, que cada um fazendo a sua parte, acaba virando uma ação global e que funciona.
Das coisas mais simples, a gente consegue colaborar de maneira grandiosa.
Ontém, foi mais um dia que estive no mercado, aliás , já era bem noite. Fui num desses hiper mercados, com uma amiga e seus filhinhos, os quais são encantadores. Brinquei muito lá dentro com os pimpolhos todos, mas pude observar mesmo assim, a quantidade absurda de sacolas plásticas que foram sendo utilizadas por cada pessoa que passava pelos caixas. E olha, que caixas alí é algo de assustar.
Imagine, se , ao contrário, cada um de nós, ao irmos ao mercado , nos utilizássemos de sacolas de feira?
Sabe? aquela famosa sacola de nylon, que até hoje, é vendida nas feiras, por um preço bagatela?
Pois bem, estaríamos degradando bem menos o meio ambiente.Porque, cá entre nós, quem é que vai me dizer que essas sacolinhas não vão pras casas apenas com o intuito de virarem sacos de lixo?
Certa vez, já há bastante tempo,( mais de 10 anos) , visitei uma Usina de Lixo no interior de São Paulo. Eu vi uma cena, que jamais vou me esquecer: era bem de tarde, e num canto ,tinha um amontoado bem grande , que me disseram que era inaproveitável. Como parecia, de longe, esterco, eu quis saber porque? Alguém me pediu pra prestar bem atenção em alguns pontinhos, que brilhavam quando batia os raios de sol e acrescentou que aqueles pontinhos eram nózinhos de sacolinhas de plástico que não se desfaziam e não serviam pra nada, a não ser prejudicar a camada freática do solo.
De lá prá cá , penso duas vezes antes de fazer uso dessas sacolinhas que são tão aclamadas.
Virei colecionadora de sacolas de nylon.Tenho várias.Da mais simples à um pouco mais sofisticada.
Sou totalmente à favor do retornável.Vou com minha sacola ao mercado e sei que a terei de volta por várias vezes. Levo os cascos da coca cola de vidro, que além de pagar bem mais barato, tomarei meu líquido com um sabor incrível, por estar conservado no vidro.
E assim , consigo colaborar, mudando pequenas atitudes em gestos de louvor.
Criei , dentro do Centro de Apoio à Criança e Adolescente, onde trabalho, como dirigente, o projeto de Educação Ambiental, que funciona desde o ano passado.
As crianças aprendem como funciona a preservação do meio ambiente, começando por pequenas atitudes: a limpeza do local , por exemplo, é um exercício diário.
Esse ano, elas também estão botando as mãozinhas , literalmente, na terra,com capacitação através da Secretaria de Meio Ambiente. No parque Chico Mendes, elas fazem oficinas de horticultura, jardinagem,compostagem e lidam com o minhocário.
São pequenas atitudes, que fazem a formação de grandes cidadãos.


( por Rosi Ribeiro)

olha a galera artística aí..............




Grafitti- A arte que encanta!!!!!!!!!


Mês passado, estivemos, eu e os meninos do grafitti, em Piaraporinha, num evento Samba da Hora, que acontece toda segunda feira, à partir das 20:00 hrs.
Num estacionamento gigantesco, o pessoal vai chegando , se ajeitando, se acomodando pra curtir samba até às 22:00 hrs.
Eu nem acreditei no que vi: era muita gente, num lugar só, em plena segunda feira.Algo bem familiar! Música rolando à vontade, churrasquinho, bate papo amigável, uma noite bem interessante. O que mais me chamou a atenção, é que esse projeto existe já há um ano e a cada segunda feira aparece alguma instituição pra apresentar o trabalho. Então não é apenas e simplesmente o samba, ao contrário, o Samba da Hora é cultura, todos param pra ouvir e se tiver algum pedido, há a colaboração mútua.
Na noite em que fomos, rolou pintura com spray, além de eu ter apresentado a todos, o trabalho do Centro de Apoio à criança e adolescente. Os grafiteiros( Dinho, Fhero, Bob) pintaram latas e blocos. Também interagiram com a galera jovem que estavam no local.
Uma parceria e tanto.
O convite para essa ação, partiu do Antonio, da Sherwin Williams do Brasil,valeu amigão!

(por Rosi Ribeiro-artista plástica)