04 agosto 2006

O retorno também foi bom demais, porque a interação se faz através de momentos mágicos. E todos ficam com "aquela vontade de voltar, é o tal do gostinho do quero mais".











Cuidados com a segurança durante a montagem e desmontagem de todos os materiais utilizados,lavagem dos rolos e cumbucas,enfim todo um estilo próprio para fazer exatamente o que todos gostam e aprovam:Arte do grafitti.
E depois de um dia todo só embasado em criação, eis que chega a hora de voltar para o lar.
Muito bem, bagagem toda junta e preparada, prontos para um final de dia com cantoria, piadas,bate papos e muito muito humor.
Essa é a galera do bem! Juventude na torcida por apenas boas ações e bola pra frente que esse espaço é todo nosso!
E olha aí genteeeeeeeeeee! Que rango hem?????
Cá entre nós, não dá nem pra saber o que é melhor, viajar,grafitar ou comer!
Cada bendejão,que dá gosto!
Tudo a vontade,caramba! Uma coisa é certa: Isso é só pra quem pode.(kkkkk)





Espia o tantão de comida. Dá pra acreditar que isso tudo é digerido de fato?
É isso aí galera, o que resta é aproveitar de verdade!
- Osasco e Sumaré, numa ponte cultural-


Essa galera ( Agente Jovem) iniciou um projeto de pintura com grafitti no viaduto Aristides Moranza na cidade de Sumaré, numa parceria da Saps/Osasco com a Secretaria da Cultura de lá,com o apoio da Sherwin Williams do Brasil- Divisão Sumaré.

O projeto Intervenção Urbana foi implantado nesse Centro de Apoio ano passado e tem como coordenadores os monitores-grafiteiros Dinho e Fhero,sob curadoria de Rosi Ribeiro,dirigente do espaço que atende crianças e adolescentes,integrantes do Peti e Agente Jovem.
Tomadas todas as precauções e respeitando o Eca, o projeto acontece para que os mesmos entendam o que é cidadania de fato.A implantação se deu por conta da quantidade de prontuários que existiam na unidade, com crianças e adolescentes com passagens pela policia por conta das pichações. Assim, dentro das oficinas, os mesmos frequentam o laboratório de idéias, podendo repassar no papel , papelão e placas de madeira tudo que sente em relação ao mundo em que vivem e ainda reforçar os talentos já existentes.
Ainda obtém conhecimentos de desenho, luz, sombra, cor, dimensão, proporção junto ao aprendizado de como utilizar os sprays de maneira correta,conhecimento da fábrica,enfim tornando cidadãos com a capacidade de entender e cumprir regras e normas.
Intervenção Urbana tem trazido benefícios a esse Centro de Apoio, no sentido de reconhecimento de transformações comportamentais paupáveis.
É a periferia sendo reconhecida através de sua arte própria. Não tem como trabalhar adolescentes de extrema periferia se deixarmos de lado a sua cultura. Essa é portanto, a galera que realmente faz acontecer!















Osasco em parceria com a cidade de Sumaré, numa ponte cultural que está fazendo acontecer!
Sherwin Williams do Brasil recebeu com todas as honras a galera do projeto de Intervenção Urbana.
Valeu! Vamos fazer valer o ditado reconhecido na Cooperifa/Taboão: " nóis é ponte e atravessa qualquer rio".
- Visita ao Cras São Domingos-


Visitei o Cras São Domingos (antigo Mae), ontém, dia 03 de Agosto, na cidade de Sumaré,que faz atendimento do Peti num total de 120 crianças. As atividades acontecem através de oficinas de artesanato, como fuxicos, crochê,reforço escolar,educação física, além de terem participações especiais em oficinas de música, canto e coral.Quando lá cheguei fui recebida pela coordenadora Shirlei,e em seguida pela coordenadora do Peti ( local) Sônia e a assessora pedagógica Ana Paula. Não deixei, é claro, de bisbilhotar na sala de TV, onde as crianças estavam assistindo o filme "Homem Aranha".Próximo dali, tem uma quadra onde participam de oficinas de basket,através do projeto da jogadora Karina.

O que me fascinou é a participação efetiva da primeira dama( Lurdinha),colaborando com a interação de apoios como a Honda e outras empresas que existem no município.
No mesmo dia pela manhã, por exemplo, participei de uma reunição com ela, dentro da Sherwin Willliams do Brasil, num apoio que a mesma foi solicitar para que a Secretaria da Cultura consiga desenvolver o projeto como o que acontece nessa unidade " Intervenção Urbana",que inclusive, já demos início, numa parceria com a Secretaria de Assistência e Promoção Social da cidade de Osasco.
Dentro do Cras existe um projeto "Trampolim", que atende as crianças que não estão inseridas no Peti, porém frequentam o espaço para ocupar o tempo ocioso.Um nome criado pela secretária de assistência social do município.
Esse Centro de Apoio (daqui de Osasco) se torna parceiro junto à troca de experiências e idéia renovadas para um melhor atendimento Peti.






Tintas Orgânicas Vamos aprender como fazer tintas com o que temos em casa.  Excelente para deixar as crianças à vontade - no lamb...