04 novembro 2012



Todo domingo falaremos sobre vida....












Refletindo sobre este anseio que temos por soluções e sobre a ansiedade que nos toma quando estamos diante de um problema, me lembrei de uma ocasião em minha adolescência quando em um culto de jovens na 1 IBL, o pastor João Morilha pregava acerca de como devemos agir em meio a uma grande dificuldade, e ele dizia: Resista!

De todas as respostas que eu esperava ouvir naquele culto, esta era a menos provável, eu esperava mais uma daquelas pregações pentecostais que dizem que Deus fará um milagre e as coisas irão melhorar, mas para minha surpresa a grande orientação de guerra foi: Resista!
Em outras palavras ele estava nos dizendo: suporte, espere, permaneça, seja forte - RESISTA!

E a lição a ser observada nesta orientação é de que existem situações em nossas vidas que precisam ser vividas, existem desertos pelos quais temos que passar e mesmo sendo difícil suportar até que cheguemos ao outro lado e possamos desfrutar de uma nova realidade, precisamos RESISTIR.

Mas para RESISTIR precisamos estar apoiados em algumas bases; a receita Bíblica da resistência é composta por três ingredientes: fé, esperança e amor.
Em 1 Coríntios 13:13 esta escrito: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Quando estamos enfrentam uma situação desafiadora precisamos acreditar em nossa capacidade de superar o desafio, precisamos acreditar nas pessoas que estão conosco e ainda que não haja ninguém, precisamos acreditar na fidelidade de Deus e confiar que embora não possamos compreender de imediato, aquele caminho, por mais desagradável que seja esta nos conduzindo ao novo lugar que precisamos habitar para atingir os novos patamares de nossa vida. Isto é Fé!
A confiança de que este novo lugar virá a existir, de que o tempo de dores irá chegar ao fim, é a nossa capacidade de sonhar, de ter boas expectativas mesmo em um ambiente de tristeza e dificuldades. Isto é esperança que nos faz manter os olhos na promessa do futuro e caminhar firme até que ele chegue. 
Mas é o amor que completa esta receita vitamínica para resistir a guerras, porque o amor é balsamo, é remédio que cura! O amor de Deus é porto seguro; quando temos a compreensão desta verdade de que Deus nos ama, conseguimos ter fé de que de alguma forma ele cuidará de nós, ele será nossa força quando chegarmos ao limite, ele será direção quando não soubermos o caminho. Se conhecermos o amor de Deus, teremos esperança em relação ao futuro, porque seremos capazes de conceber que somos parte Dele, porque este amor nos une e estando Nele e Ele em nós somos predestinados á vencer!

É o amor que nos traz a fé, a esperança e nos torna fortes o bastante para resistir a difícil jornada, porque o amor é relacionamento saudável com Deus, consigo mesmo e com o próximo.
Precisamos nos amar o bastante para acreditar que vale a pena lutar pela nossa vitória, precisamos amar as pessoas que nos cercam porque as vezes desejaremos vencer por elas, para que se alegrem com nossa conquista e precisamos conhecer a Deus para compreender o amor.
Ouso afirmar que um grande segredo para tornar-se forte é ser amigo de Deus, amar e ser amado por Ele!


Por:   Carla Gonzaga  Rabetti