20 julho 2006

Grande Otelo

Sebastião Bernardes de Souza Prata não era carioca, como muitos podem imaginar. Era mineiro, nascido em Uberlândia, em 1915. Ganhou o sobrenome da família que o educou - Prata - até que ele resolvesse se aventurar no Rio de Janeiro e em São Paulo em busca de sua vocação: ser ator.

Na Ópera Nacional, onde estudou, ganhou dos colegas o apelido de Pequeno Otelo. Ele preferiu e se auto-entitulou The Great Otelo, mais tarde abrasileirado e dando a ele o nome pelo qual se tornaria conhecido: Grande Otelo.

Assim começou a carreira de um dos maiores atores brasileiros, que passou pelos palcos dos cassinos e dos grandes shows das mais importantes casas noturnas do Rio. Passou também pelo teatro, pelo cinema e pela televisão, deixando sempre a lembrança de personagens marcantes.

Rio, Zona Norte Sua principal atividade foi o cinema. Apareceu pela primeira vez na tela em Noites Cariocas, em 1935. Trabalhou em alguns filmes conhecidos como Futebol e Família (39) e Laranja da China (40), conseguindo fama suficiente para ser chamado para trabalhar no primeiro filme produzido pela Atlântida: Moleque Tião, de 1943.

O sucesso se consolidou ao formar dupla com outro grande mito do cinema nacional: Oscarito. Juntos, participaram de mais de dez chanchadas como Carnaval no Fogo, Aviso aos Navegantes e Matar ou Correr.

Mas ele não era apenas comediante. Como ator dramático, marcou presença em vários filmes, dentre os quais Lúcio Flávio - Passageiro da Agonia e Rio, Zona Norte.

Grande Otelo morreu de enfarte ao desembarcar em Paris, às vésperas de seus 78 anos, a caminho do Festival dos Três Continentes, em Nantes, onde seria homenageado.



Esse grande Grande Otelo será, durante o Mês de agosto, estudado por toda unidade.

GENTILEZA


Hoje, eu estava conversando com a Carol(Carolina Ramos) para que juntas, pudéssemos fechar a agenda de agosto com as mais diversas atividades aqui na unidade.
Tivemos várias idéias e envolvidas com a magia do nosso folclore brasileiro,ela teve a idéia de trabalhar o Grande Otelo, já que poucas pessoas sabem que ele escrevia muitíssimo bem.
No meio da conversa, falei do Sr. Gentileza,considerado um profeta literário, história que fiquei sabendo através dela mesma, por conta da música da Marisa Monte, que descreve com tristeza o sumiço que deram em seus escritos.
Então,combinamos de pesquisar mais sobre o assunto e estou eu aqui enlouquecida de madrugada degustando pura sabedoria e me encantando com tanta gentileza.
Aliás, algo que se vê raramente nos dias de hoje. Nós mesmos, no corre corre constante nos esquecemos de ser gentil com o próximo, enfim , abolimos de fato , não só a palavra , mas a gentileza na sua essência mesmo.
Agora, pensem comigo, que maravilhoso será esse mês de agosto, que a unidade toda vai poder trabalhar Gentileza, com gentileza.
Estudar Grande Otelo,com gentileza.
E quem sabe, depois de pesquisas mil, ensinamentos diversos, consigamos de fato e com orgulho,soltar a vóz com o mais belo hino "...dos filhos deste, solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil".


( O texto abaixo foi pesquisado no Google).



“Este é o profeta Gentileza que gera gentileza, amor, mostra a maldade da humanidade”, apresenta-se na pilastra de número 14 aquele que nasceu na cidade paulista de Cafelândia, com o nome de José Datrino. A idéia de um mundo regido pela gentileza foi pregada por Datrino desde que, em dezembro de 1961, abandonou família e profissão para assumir uma nova identidade.

Consolar os parentes das vítimas do incêndio de um circo em Niterói, mudar-se para o local da tragédia e semear ali um jardim de flores foi sua primeira missão. Como autêntica fênix que renasce das cinzas, Gentileza começou ali seus 35 anos de peregrinação. “O valor fundamental deste homem que ressurge é a gentileza. É ela que irá calçar suas relações”, diz Leonardo Guelman, coordenador do projeto Rio com Gentileza.

FUTEBOL

"15 Dias no Agito"
está sendo realmente um sucesso!
Todos estão participando com entusiamo,Peti,Agente Jovem e funcionários.
Hoje, (20/07) foi a vez do futebol feminino.Equipe amarela e Equipe verde, tanto no período da manhã como à tarde.E não é por nada não, mas as meninas arrasaram!
E Osasco que se prepare porque aqui está nascendo uma grande equipe feminina de futebol de salão. Valeu Galera! Salve meus pimpolhos amados.














E reparem nessa galera toda, que com seriedade encararam nos dois períodos o desafio de fazerem acontecer e é claro que não deixaram a desejar.
Pra ninguém falar que fazemos distinções, meninos entraram no time pra fazer sim, a diferença, no entanto, juntos! Uau!!!! Foi tudo de bom, sem contar o treinador que está se empenhando o máximo para que essas atividades desportivas sejam realmente lembradas sempre .
INTERVENÇÃO URBANA.

E as oficinas de grafitti, continuam a todo vapor!
Através do grafiteiro(monitor) Dinho, os componentes do projeto aprendem o que é a arte do grafitti e a utilização correta das tintas em spray.
Lidam também com o estudo das cores, efeitos de sombra e luz,alfabeto tridimensional e após praticamente 06 meses de treinamentos com lápis preto, giz cera, lápis de cor, já iniciam uma nova fase que é auxiliar em eventos, pinturas dentro da própria unidade, para que possam ter o controle sobre si mesmos e então vão para a prática que é fazer uso das latinhas nas paredes da própria unidade,sempre sob a coordenação de um monitor(grafiteiro).









Dentre esse grupo, tem adolescentes que fazem uso da pichação, porém todos entendem que o método correto de se fazer cidadania é respeitar sempre !
Oficinas de teatro/ literatura.



Carolina Ramos tem desenvolvido um magnífico trabalho com crianças do Centro de Apoio, que participam do Peti(programa de erradicação do trabalho infantil).
Essa turma está trabalhando coordenação,possibilidades de trabalhar com montagem de estratégias para conseguir trabalhar em grupo sem prejuizo uns aos outros. Para isso, usou como ferramenta de trabalho, a corda.









Todos tiveram que lidar, com sabedoria, com as diferenças e juntos,chegarem ao ponto do entendimento para que conseguissem superar barreiras,como por exemplo, pular corda em grupos de tres componentes.Embora tivesse diversão, tiveram que se utilizar do raciocínio rápido,sem perder o foco do trabalho.
Carolina Ramos está com uma nova turma, toda quinta feira, para falar de literatura,responsabilidade,cidadania, enfim.
Na realidade, uma turma pela manhã e outra à tarde,além de estar também trabalhando toda terça feira, com a Cia de espetáculos Gotas Líricas.
Aqui, estão todos envolvidos com o relaxamento.




Relaxamento
Todos se entregam ao relaxamento, para fazer valer as oficinas de teatro.

Tintas Orgânicas Vamos aprender como fazer tintas com o que temos em casa.  Excelente para deixar as crianças à vontade - no lamb...