17 janeiro 2013

Sobre a palavra Cativar


'(...)Que quer dizer cativar?
    - É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
      Significa criar laços...
'
   (Trecho retirado do livro 'O Pequeno Príncipe') 
Me lembro dessa música que cantava quando criança ainda. Tive uma professora por nome de Nalta..ela falava sobre isso. Uma pessoa muito sofrida, que perdera o noivo no dia de seu casamento. Mas ela era linda,muito bem maquiada, cabelos muito pretos e com um sorriso nos lábios e olhar muito triste. Certa vez, ela nos contou a importância sobre cativar. Que devemos cativar as pessoas. Devemos ter sempre por perto, alguém. 
As vezes, a gente fica tão desanimada, tão às avessas com as pessoas, que nos leva o pensamento do desapego. Ai a gente ouve: Não se apegue, fica distante. Não podemos nos apegar assim facilmente.Devemos ser independentes. Mas pra que? pergunta meu coração. Porque desapegar? Porque não querer sempre alguém por perto? Poder falar, dividir os sonhos, conversar, trocar ideias, acaba dando um certo apego e então, pecamos?
O que penso , é que devemos ser responsáveis por quem de fato cativamos. Vamos lá: Como  é encantador cuidarmos de plantas por exemplo, e então, a gente rega , coloca no sol, retira as folhas podres, cuida..com amor. 
E assim segue...devemos cuidar de quem  amamos e sermos responsáveis. Nunca deixarmos de cuidar, zelar. E com muito amor. Não podemos decepcionar as pessoas quando dizemos que as amamos. Se amamos , vamos cuidar.  E o desapego não pode acontecer, pois afinal, somos responsáveis pelo que cativamos.

'(...)Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
Mas tu não a deves esquecer.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas'
 
(Trecho retirado do livro 'O Pequeno Príncipe')