31 janeiro 2012

Remover o verniz e voltar a envernizar portas

Mudança lá em casa


O ano se iniciou e dá uma vontade de fazer mudanças em casa...renovar a pintura,pintar as janelas, portas,  colocar mantas diferentes em poltronas, no sofá da sala de estar, enfim, vem a vontade da renovação, afinal, inovar é algo que nos encanta.

Estive esse final de semana na casa de uma amiga que vai contratar nossos serviços para pintura das paredes do quarto do bebê que vai nascer. Ela estava radiante com a possibilidade de mudanças. Dar um toque especial no quarto que até então era o seu closet, a faz imaginar mil e uma situações. Vamos pintar as portas que estão com as cores muito escuras e então, aproveitei a ideia pra colocar aqui a receitinha básica de como mudar as portas , renovando as cores.

Minha casa mesmo,estou cá a pensar que devo pintar ao menos a frente o mais rápido possível. Pintura nova, ânimo renovado.


Dica de Pintura  em portas


Remover o verniz e voltar a envernizar portas

O verniz de uma porta antiga está riscado? Ofereça-lhe este tratamento de beleza!

Manual

Para devolver o estilo perdido a uma porta antiga com o verniz riscado, é necessário renová-la. No caso de portas de madeira maciça, poderá fazê-lo você mesmo muito facilmente.

1

Desencaixe a porta e coloque-a na horizontal sobre dois cavaletes. Se pretender decapá-la você mesmo – claro que o fará ao ar livre– use luvas de borracha e uma máscara respiratória. Aplique o decapante com um pincel largo e deixe-o actuar durante meia hora (também poderá levar a porta a uma empresa especializada neste tipo de serviços, que irá tratar da eliminação do verniz e do decapante).
2

Agora, remova a tinta amolecida com uma espátula – até a estrutura original de madeira estar visível. Dica: no caso de portas com superfícies ornamentadas ou perfis, utilize lã de aço (no entanto, nunca em madeira de carvalho!) ou uma catrabucha de arame limpa.
3

Lixe a porta com uma lixadeira vibratória.
4

De seguida, limpe bem o pó e aplique o produto de protecção da madeira.
5

Depois de este ter secado, pincele a porta com verniz transparente para madeira ou tinta (sempre no sentido dos veios da madeira). Volte a deixar secar e aplique uma segunda demão.
Bom darem uma olhada por lá e lembrando que devem tomar o cuidado com tudo que vão fazer  sozinhos,observando bem as precauções todas com os produtos que vão utilizar)