01 abril 2012

Tapioca


Como fazer
1 xícara (chá) ou 100g de polvilho doce
50 ml de água (pode ser que sobre um pouquinho de nada)
1 pitada de sal (menos de 1/2 colher das de café )
Preparo:
Coloque o polvilho doce em uma vasilha. Acrescente o sal e aos poucos á adicionando a água. Conforme for colocando a água vá amassando com as mãos, tentando esmigalhar os gruminhos que vão se formando. Depois de umidificar o polvilho, faça o teste a seguir:
Pegue um punhado da massa de polvilho aperte entre os dedos. Se ao abrir a mão a massa ficar junta e não desmanchar rapidamente, estará no ponto.
Passe a massa pela peneira. Reserve.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo, deixe esquentar um pouco. Coloque mais ou menos uma escumadeira de massa à frigideira. Com delicadeza espalhe a massa na frigideira. Deixe por alguns minutos. Vire do outro lado. Deixe aquecer um pouco e coloque o recheio que desejar. Feche a tapioca como um pastel apertando as laterais com a própria escumadeira, apertando contra a superfície quente da frigideira.
Pronto! Agora é só aproveitar essa surpresa da culinária nordestina.
Olha, o recheio aqui em sampa é muito diversificado. Tem a tradicional de côco com leite condensado, a de queijo manteiga, queijo mussarela com orégano, carne seca desfiada com cebola e muitas outras salgadas. Entre as doces tem a de goiabada com queijo, banana com leite condensado e canela, chocolate com côco, só chocolate, pasta de amendoim…Você pode usar sua criatividade.
História da tapioca
Uma iguaria tipicamente brasileira, a tapioca é de origem tupi-guarani. Ela é feita da fécula que é extraída da mandioca, que também é conhecida como gama da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce.
Seu preparo é simples, feita em frigideira ou chapa aquecida, ela vira uma espécie de panqueca ou crepe seco. Pode ser recheada ou não, sendo que seu recheio tradicional é o coco e o queijo.
A forma de preparo é simples, utiliza-se uma vasilha onde se borrifa água sobre a goma da tapioca e o sal, mexe-se a mistura com os dedos. Vai adicionando água lentamente, esfarelando a mistura até que solte das mãos. Feito isso se utiliza uma frigideira antiaderente para fritar a goma. Nesse momento aplica-se os recheios,.
Dizem que a história da tapioca tem a ver com o povo-tupiguarani, que ocupavam o território brasileiro e usavam a tapioca na sua dieta. Eles inventaram a tapioca pela necessidade encontrada de diminuir do tamanho do beiju  e poder ser cozida no fogo.
A tapioca também foi utilizada para substituir o pão na época da colonização. Ela era utilizada na alimentação dos escravos também, e hoje é um dos pratos mais comuns da região nordeste.
Existem algumas curiosidades sobre a tapioca, como por exemplo:
- No mundo todos os derivados da fécula da mandioca também são chamados de tapioca;
- Os recheios variam de acordo com a região. Vão desde coco ralado, queijo e manteiga a leite condensado, goiabada com queijo, banana, morango e chocolate;
- O pudim ou bolo de tapioca não é levado ao fogo, geralmente é servido gelado ou natural.
Arte Urbana
Uma boa leitura pra um domingo que está partindo pro fim...






TITI FREAK está no Brasil!  Titi é um dos nossos artistas contemporâneos favoritos. Documentamos seu trabalho em NY, na Choque Cultural, e no MASP , além de inúmeras obras na Aclimação e na Liberdade que você pode ver em Lost Art, aqui.
Titi apresentará uma série de palestras gratuitas (inscrições limitadas) sobre a experiência do projeto “Community x Graffiti” onde o o artista pintou containeres  usados como abrigos temporários em Ishinomaki (Japão) por sobreviventes do terremoto seguido por tsunami (março de 2011) que assolou o país.
Imperdível!