25 outubro 2010

" 25 de outubro/ Dia Mundial do Macarrão"





Fiquei sabendo hoje sobre o Dia Mundial do Macarrão, após ver uma matéria na internet. Nossa! Vieram à minha mente boas lembranças sobre o famosíssimo macarrão.
Quando criança, amava ir pro sitio comer a suculenta macarronada da minha tia Lurdes. Ela preparava com tanto carinho, que até hoje, é o melhor macarrão com molho vermelho.
Depois de pronto, ela colocava numa bacia, dessas de aluminio [porque a casa estava sempre cheia] e nos delicíavamos, sentadinhos juntos dos primos todos, na varanda de ladrilho vermelhinho ( o vermelhão da época), bem à frente da casa, ao redor do poço.[de onde se tirava a agua, numa corda e latão.
Tempos bons aqueles !

No interior era assim mesmo: todo domingo tinha macarronada com frango assado, maionese e tubaina. E comíamos assistindo o Silvio Santos. Se não fosse assim, não era domingo.
E tem macarrão de todo jeito, pra todos os gostos.
Também me lembro, que da época de meu avô [ o pai de minha mãe], ele trazia da " venda" um macarrão (talharine) bem grosso e que vinha numa embalagem de papel, toda bonita escrito em azul. Nossa! aquela embalagem eu nunca mais vi. E o sabor era simplesmente único.
Bem criança ainda, na avó do sitio ( a mãe do meu pai) , além do macarrão, que era uma delicia, a gente podia ir atras da porta, perto do fogão de lenha, pegar com uma concha a carne de porco que ficava dentro de uma lata, protegido pela gordura dele mesmo, que era pra não estragar, pois não se tinha a geladeira.
Depois, o tempo passou e minha mãe fez com que eu e minha irmã cursássemos o técnico em nutrição, numa escola estadual. Por sinal, o curso foi muito bom. Foram dois anos aprendendo fazer guloseimas mil e estudando etiqueta.
Não me esqueço o dia que a professora (Naide) que era de origem francesa, nos ensinou a fazer a massa do macarrão.
Amassa daqui , amassa de lá, estica aqui e estica acolá, depois passava no cilindro e cortava toda a massa com uma carretilha dessas de costura.
As tirinhas iam pra dentro de um caldeirão de água fervente e enfim.....estava pronto a massa ,que com molho do sabor preferido e um bom vinho,fazia qualquer mesa ficar magnífica!
Atualmente, amo preparar macarrão, por ser muito prático e rápido. Qualquer tipo, cabe em qualquer ocasião.
Sou brasileira e tenho orgulho em dizer que sou fã do famoso Macarrão.







Dia do Macarrão Don Francesco

Dia 25 de Outubro se comemora o "Dia Mundial do Macarrão".