27 março 2012

27 de Março, Dia Nacional do Grafitti
Hoje, em várias capitais do país é celebrado o dia nacional do Grafite. A data foi escolhida em homenagem ao grafiteiro Alex Vallauri, naturalizado brasileiro, morto em 26 de março de 1987. No dia seguinte, após a sua morte, seus amigos grafitaram o túnel da Avenida Paulista em sua memória. A partir de então, o fato repercutiu entre os artistas de outros estados e acabou por instituir como data oficial em homenagem ao grafite no Brasil.
Foto: Marília Morais
O grafite é uma forma de arte contemporânea com características essencialmente urbanas. São expostos pelos muros e paredes públicas, com pinturas e desenhos, que muitas vezes são interpretadas como poluição visual ou pichação. Mas, não se trata de uma pichação, e sim, de mais uma maneira de expressão artística, influenciada, diretamente, pela vida e anseios urbanos.  Mudando e moldando a paisagem da cidade –  tão cinza –  o Grafitevem interferindo com cores e mensagens as cidades, transmitindo diferentes idéias de que vão de problemas sociais ao velho “paz e  amor” .
Em bate-papo com o  artista Galo de Souza, que desde os 16 anos encontrou no grafite não só uma maneira de “colorir”a cidade, mas, de levar para os muros o que pensa. Defende que é uma comemoração celebrada em várias cidades do país e que almeja que se torne feriado nacional. ” A arte do grafiteiro já é bem aceita nos dias atuais, ela existe para o bem comum da sociedade. Conseguimos nos distanciar da ideia de que grafitar destrua o patrimônio público ou privado. Focamos agora em espalhar nossas artes pelo mundo e revitalizar espaços urbanos deteriorados. E acredito que um dia será feriado nacional”. Afirma.
O dia nacional do Grafite, pode não ter virado feriado nacional, mas, já alcançou reconhecimento em todo mundo, conquistando espaços de muros e becos e exposições em museus.