16 abril 2006


Educação Ambiental.

Deu início no Centro de Apoio, a construção e plantio de canteiros de alface. Numa parceria com a secretaria do Meio Ambiente,as crianças que participam do projeto de Educação Ambiental do Centro de Apoio, já fizeram capacitação em Horticultura no Parque Chico Mendes e agora, elas mesmas, com a equipe do Meio Ambiente vão montar a horta local, que dará 2000 pés de alface por mês. A horta abastecerá também outras unidades da Secretaria de Assistência e Promoção Social.

O projeto de Educação Ambiental foi criado no ano passado, e atualmente está sendo coordenado por Ivani Abreu e Sonia Bronzelli, ambas monitoras. Convém dizer que as mesmas também passaram por capacitação.
(por Rosi Ribeiro).

Projeto Humanizar.

Fui convidada para participar de um projeto no Jardim Comunitário em Taboão da Serra, numa parceria entre a empresa Humanizar, através do antropólogo João B.Neves e a Sabesp.
A idéia é estar com as crianças todo sábado pela manhã, levando o conhecimento da arte, trabalhando também gestão ambiental, noções de cidadania,literatura e arte urbana. Tudo isso, de maneira bem descontraida,através de brincadeiras e muita ação.
Sábado, (dia 15) foi nosso primeiro encontro, já com as crianças, porque estive no bairro numa outra ocasião , apenas para conhecer.
Elas amaram a idéia, fui muito bem recebida.
A Sabesp está num processo de obras no local, então, imaginem, muitos buracos, muita terra, lama, mas tudo bem, é para beneficiar as pessoas que ali vivem. Era para ser um presente às crianças cada encontro que fosse feito, porém, cheguei a conclusão, nesse sábado, que quem realmente está sendo presenteada sou eu, podendo conhecer e estar perto de crianças tão encantadoras!
Estou certa de que cada encontro será rico em aproveitamento para ambas as partes. Algo bem interessante foi o momento em várias delas perguntaram sobre grafitti, uso das tintas em spray e quando eu iria ensinar essa arte de pintar com spray. Fiquei feliz e intrigada, visto que não havia falado que trabalho com as famosas tintas das latinhas, aí conclui que realmente devo ter cara de tinta em spray.kkkkkkkkk.Pode?
(por Rosi Ribeiro).





Eu e as crianças que estão fazendo parte das oficinas de arte, aos sábados pela manhã, no Jardim Comunitário, em Taboão da Serra.

Ferrèz, nossa singela homenagem.





Esse é o cara: o nosso Ferréz ( abaixado,com um sorriso largo e depois em pé,num encontro do Ciam-Centro israelita de amparo ao menor).
É a ele, nossa singela homenagem e fico devendo as fotos da biblioteca.


No Centro de Apoio à Criança e Adolescente , uma das unidades da Secretaria de Assistência e Promoção Social da cidade de Osasco, que fica à Rua Ciro dos Anjos,80, Vila Osasco, foi inaugurado em fevereiro uma biblioteca.
E é bom que se saiba que não é apenas uma biblioteca como as outras, essa é totalmente especial.Primeiro, porque ela não tem um acervo grande, ao contrário, um pequeno acervo. Porém, nela se pode encontrar quase tudo sobre arte urbana. Ela funciona diariamente, atendendo as crianças e adolescentes que frequentam o local. São, 110 crianças dos 07 aos 14 anos e 50 adolescentes dos 15 aos 18 anos.
Mês passado, mais precisamente, no dia 28, a biblioteca ganhou 03 computadores, ligados à internet.
Está faltando muita coisa ainda, como por exemplo, impressora, scanner,mas o que importa é que estamos conseguindo caminhar, com passos apertados, mas estamos tentando acertar.
Ferréz é o nome que foi dado à essa biblioteca, como uma homenagem a uma pessoa que , cresceu sem privilégios, como a clientela do Centro de Apoio.
Foi com grande honra que o recebemos e temos muito orgulho de falar desse cantinho literário mágico, que carrega esse nome tão pequeno e grandiosamente forte!
À partir do mês de Maio, muitas ações estarão acontecendo na biblioteca Ferréz.
Atualmente é possivel encontrar textos , livros e revistas sobre grafitti,livros literários diversos,materiais sobre arte diversa,conteúdo de educação ambiental,enfim, vale a pena conhecer !

(por Rosi Ribeiro).

Ana Paula Rossi, secretária de Assistência e Promoção Social da cidade de Osasco, visita Casa Cor da Rua, em São Paulo.
A idéia é , além de estar conhecendo o projeto, falar com a Irmã Ivete, sobre os trabalhos que são feitos com moradores de rua, já que a secretaria desenvolve um trabalho também com essa clientela.
A secretária se encantou com o projeto, conversou muito, saboreou um delicioso bolo de milho, feito na casa mesmo,colocou presilhas feitas de garrafas de refrigerante, falou dos anseios todos e trouxe a certeza de que está no caminho certo , podendo melhorar e acrescentar essa experiência para que o trabalho se efetive de fato.Acompanhada de sua equipe de trabalho(pessoas que lidam com essa área), Ana Paula disse que vai conseguir colocar em prática um projeto mais ousado, já que conta com profissionais para isso.
(por Rosi Ribeiro).



GALERIA DE FOTOS

Garrafas de refrigerante lá na Casa Cor da Rua, são trabalhadas com efeitos mil, diferenciados.
Surgem móbiles pelo quintal, pela casa toda, e cria um ambiente totalmente mágico. Você fica olhando, como se não acreditasse realmente no que está vendo!
Do lado de fora da casa, no horário em que fomos, havia um sol que iluminava todo quintal e seus raios entravam pelas janelas adentro criando desenhos de luz nas paredes, objetos e com o movimento dos móbiles, mais desenhos iam se formando, mudando a cada olhar, ou por conta da posição em que ficava ou por conta de conforme a conversa acontecia, o olhar ficava realmente diferente.
Já há algum tempo que trabalho com garrafas de refrigerante, que quase ninguém, na realidade valoriza, por conta de seu baixo valor(venda),tanto para o trabalho do catador, como para o trabalho artístico . Mas , quero confessar, eu lido muito bem com elas, consigo transformá-las em peças que servem como utilidade ou decoração e o que mais me encanta é saber que elas se transformam em tecidos suaves como o algodão, embora sejam sintéticos.

Já essa história é para ser contada numa outra ocasião, com maior direcionamento.( fico devendo).

Pois bem, deixo registrado aqui, a arte vista com olhos de quem concorda que há a possibilidade concreta de vivermos de maneira sustentável, em aspéctos diferenciados.
(por Rosi Ribeiro).

UM ACHADO!




Encontrei lá na Casa Cor da Rua, essa encantadora figura, que segundo a Irmã Ivete foi doação para o projeto.
É claro que eu sei quem fez essa arte inconfundível, nada mais nada menos que minha amiga Cristina Lunardi.
Ano passado , Cristina esteve no Centro de Apoio para falar um pouco de arte com as crianças, que fizeram, inclusive, alguns bonecos como esses, só que menores.
Conheci a Cristina através da revista Faça e Venda e como achei os seus trabalhos magníficos, fui logo a convidando para conhecer o Centro de apoio e os projetos que praticamos diariamente.
Tudo de bom, Cristina, que é um ser maravilhoso, com propostas acertadas dentro de parâmetros que engrandecem o ser, como um todo.
Estou orgulhosa de ser sua amiga.
(por Rosi Ribeiro).







Fotos diversas para uma pequena mostra do que se dá pra fazer com o lixo.
Desde reaproveitamento de rodas, colheres, para montar um inusitado chafariz num jardim, como com a utilização de pote de margarina e caixa de fósforos, fazer uma encantador bumba meu boi, ou ainda, com colheres de sorvete, um mimo para a janela,sucata de enfermaria de hospital, vira um maravilhoso e chiquetoso lavatório,latas viram luminárias, assim como luminária é feito também de batedeira velha, enfim, é o que sempre digo: "O lixo serve pra tudo"!

(por Rosi Ribeiro).


Visita Especial.

Ana Paula Rossi, secretária de Assistência e Promoção Social de Osasco, visita , junto de uma equipe de trabalho, o projeto Casa Cor da Rua, na cidade de São Paulo.
Para essa visita, Ana Paula convidou: Manoel( que dirige o Albergue e uma assistente social, também do albergue);
Dr. Roberval ( do Caps), psicólogo; Sônia Balbino, chefe de gabinete, Patricia,que está chefiando o Centro de Referência da mulher vítima de violência e que responde também pelo projeto dos moradores de rua. Eu, fiz parte da caravana, até porque já conhecia o projeto da Irmã Ivete, em São Paulo, aliás, sou fã incondicional dos trabalhos da mesma.
Foi, com certeza, uma tarde inesquecível, para todos nós. Participar, conhecer pessoas como a Irmã Ivete, que muito além dos problemas todos, das constantes dificuldades, dos anseios todos que qualquer um tem frente a um trabalho social, que todos sabemos, funciona à longo/longo prazo, é algo importante para o crescimento , tanto profissional, como pessoal.
Digo crescimento pessoal também, porque nem de longe , todos nós sabemos o quanto é difícil lidar com os problemas sociais, agora, quando nos deparamos com alguém que já passou por todos os obstáculos que momentaneamente estamos passando,aí fica tudo mais nítido. Começam abrir caminhos e a esperança de que vamos conseguir, não importa quando, ou a certeza de que estamos indo no caminho certo, o que falta é só paciência para entender o tempo. Isso tudo, presenciamos, nessa tarde. Vimos como a Irmã Ivete falava com a alma, mesmo.
E ainda vimos bem de perto o que dá pra fazer, quando temos certeza do que realmente queremos.

Casa Cor da Rua, localizada no Glicério, funciona como uma loja de grife com tudo que tem direito, porém, com tudo que se reaproveitou.
É, literalmente, o lixo transformado num
verdadeiro luxo, como verdadeira obra de arte.


Eu, em especial, já estive lá várias vezes, desde a época que estava nas ruas de Osasco. Sou apaixonada pelos trabalhos voltados ao reaproveitamento. Acho e considero um verdadeiro encanto, algo mágico mesmo!Um trabalho com moradores de rua.Algo impressionante.

É isso aí, Ana Paula, essa é uma das razões que aposto em você. O município, o estado, enfim, nós , a sociedade, está precisando de governante como você, que acima de qualquer coisa, acredita e aposta no ser humano!
Sendo assim, sou até suspeita em falar que estou onde estou , porque você, enquanto governante, acreditou que para eu sair das ruas, bastava oportunidade!

Milhares de pessoas estão ainda aguardando uma oportunidade, não importa qual seja, mas estão lá, pacientemente ou lutando, aguardando. A Irmã Ivete também está fazendo sua parte, assim, é claro, como outros muitos estão fazendo a sua parte. Eu tenho certeza que um dia poderemos dizer que há como mudar. Eu acredito nisso, senão não teria graça nenhuma estarmos vivos.

Minha amada mãe, diz sempre assim,(isso eu ouço desde criança) " Cada um tem que fazer algo, sabe aquele negócio de fazer a sua parte? Pois é, ninguém deve passar pela vida sem deixar marcas, algo registrado. É para isso que Deus nos fez". Eu acredito e desde que ouvi isso, estou sempre tentando, procurando fazer a minha parte. E fazer bem feito, lógico!
Isso é a magia da vida!

( por Rosi Ribeiro).


Conselho Municipal da Mulher.

Mirtes(à esquerda da foto), presidente do conselho municipal da Mulher e Eloisa(com a gravata vermelha), vice presidente.

Sociedade Civil e governo, juntos, em prol às causas populares.
Osasco, fazendo a diferença!

(por Rosi Ribeiro).

Apresentação:


Mirtes, presidente do Conselho Municipal da Mulher,(à esquerda da foto) e Joana Darc(coordenadora de Gênero e Raça),diretora de projetos.
Nomeado a diretoria do Conselho Municipal da Mulher.


Isso aconteceu no último dia 10 , onde representantes da sociedade civil, governamental e legislativo, se reuniram no espaço cultural Grande Otelo, para democraticamente fazer a composição da mesa diretora do conselho municipal da mulher.
A composição ficou assim disposto:
Presidente: Mirtes ( da sociedade civil)
Vice: Eloisa ( governo- representante da Sec.M. de Educação)
Sec.Executiva: Dra Lidia (OAB- Sociedade Civil)
Sec.Financeiro: Dionísia ( legislativo)

Diretora de projetos: Joana Darc ( governo)



Suplências de mesa: Neli ( SindSaúde)
Tânia ( Serviço Social- Governo)
Magali ( Sec. do Trabalho)
Jandira (Movimento).

Ficou acertado que serão várias as reuniões, para discussões e é claro, colocar realmente o conselho para funcionar !
O encontro foi bem agradável, com participação inclusive, de alguns homens. As mulheres de Osasco estão de parabéns e tenham a certeza de que estão sendo bem representadas.
Eu, estive presente, sendo, como suplente, representante da Secretaria de Assistência e Promoção Social,não podendo, portanto, enquanto suplente, participar da votação,como candidata à algum dos cargos propostos.
(por Rosi Ribeiro).