11 abril 2006


Última semana da Exposição Somos todos Iguais.


Quem não visitou, perdeu uma das exposições mais belas que já vi. O grafiteiro Fhero trabalhou o tema Somos todos Iguais em telas, paredes, pisos, latas, tambores, enfim, usou e abusou de sua genialidade para com as latinhas. Para o mês de maio, a exposição ficará à cargo de Bob, grafiteiro voluntário no Centro de Apoio. A sala Labirinto, onde acontecem as exposições fica à Rua Ciro dos Anjos, 80-Vila Osasco- Osasco.sp. Tel.0XX11 ( 36 98 56 01 ). (por Rosi Ribeiro).

Esses, são apenas dois grafittis, dos 170 metros grafitados, que circundam a unidade.
Prá ser bem realista, necessito dizer que o laboratório fica dentro da unidade, que é o Centro de Apoio à Criança e Adolescente,mas se avaliarmos com precisão todo o trabalho, chegamos ao veredícto que aqui funciona uma Usina de arte.
Uma enorme galeria à céu aberto,onde, diariamente, se é ensinado, com precisão,toda a história da arte do grafitti,misturando à realidade de cada um,com o objetivo de atender uma só meta:formação de cidadãos.
(por Rosi Ribeiro).


Esses grafittis, se concentram dentro do Centro de Apoio. Feitos por grafiteiros da unidade e amigos de fora, também.
Esse local, na realidade é um laboratório de intervenção urbana,onde se estuda diariamente como alterar o meio em que vivemos, frequentamos.
Se pararmos para uma avaliação, vamos perceber, de fato, que tudo ao redor, tem alterações, de uma maneira ou outra,sendo assim, temos o poder, para pouco a pouco mexer nessa estrutura toda, deixando marcas coloridas, artísticas, elaboradas.


GRAFITTI EM AÇÃO!

A caixa de luz do Centro de Apoio, fica logo na entrada. Até semana passada estava destoando da unidade, porque não tinha a luz do grafitti. Bem, os meninos passaram por lá e com a categoria primordial , conseguiram dar o efeito ideal pra qualquer artista tirar o chapéu. Foi assim, como passe de mágica!
O projeto de intervenção urbana, tem dado vida ao local,tanto por conta das cores, como tem mudado mesmo, as pessoas.
(por Rosi Ribeiro)

Acontecem oficinas diversas no Centro de Apoio à Criança e Adolescente, entre elas, funciona um projeto Pintando o Sete,coordenado por Cleuza(que é arte educadora). Sua galerinha, realmente pinta o sete! Faz parte do projeto, oficinas de colagens, pinturas, mosaico, papier machê,papietagem,construção de peças com sucatas,arte em papel.............. Sempre estão inovando, vendo algo diferente.
Visitam parques, assistem filmes, e no dia 07( sexta feira passada), estiveram no Memorial da América Latina, com a finalidade de apreciarem a exposição "Carmen Miranda".
Prá eles, foi mais do que interessante, além de verem a exposição, ainda conheceram um local, que até então nunca tinham estado.
Várias foram as fotos , mostrando a euforia de verem tantas peças de arte, porém a publicação dessas já é uma mostragem do fantástico passeio cultural.
( por Rosi Ribeiro)
No período da tarde, do dia 06, quem abriu o evento foi Sérgio Mamberti.E aí estão: Carolina Ramos e Gabriel Bueno, ambos arte educadores do Centro de Apoio.
O Sesc da Vila Mariana, nos deu todo apoio, recebemos bolsa para participarmos do seminário.( eu, Carolina Ramos, Gabriel Bueno, através do Centro de Apoio e João Neves, do projeto Humanizar).
(por Rosi Ribeiro).

Eu,como não gosto de ser fotografada, fui logo fazendo a função de fotógrafa, é claro. Carolina Ramos, é arte educadora no Centro de Apoio e também participou do seminário.
(por Rosi Ribeiro)



SEMINÁRIO CULTURA VIVA NA TEIA
Dias 06 e 07 de Abril de 2006.
Abertura:com o Ministro da cultura, Gilberto Gil