João Wainer/Folha Imagem


O escritor Ferrez, autor de ''Amanhecer Esmeralda''






14/06/2005

Conheça o escritor Ferréz

Da Redação

Ferréz é o "nome literário" de Reginaldo Ferreira da Silva. A palavra é uma mistura de Virgulino Ferreira (Ferre) da Silva, nome do cangaceiro Lampião, e Zumbi dos Palmares (Z). Reginaldo escolheu este nome para homenagear estes dois heróis populares brasileiros.

Filho de motorista e empregada doméstica, Ferréz estava no terceiro ano do segundo grau quando perdeu o emprego e teve que se virar para sobreviver. Apesar das dificuldades, ele nunca abriu mão da leitura, e de tanto ler, acabou criando gosto por escrever também.

O autor ficou conhecido em 2000, quando escreveu o livro "Capão Pecado", que fala sobre o dia a dia violento do bairro de periferia Capão Redondo, em São Paulo. Ele também escreveu "Manual Prático do Ódio", "Fortaleza da Desilusão" e tem uma coluna na revista "Caros Amigos".

Ferréz é ainda o fundador do movimento "1dasul", que apóia eventos culturais em bairros da periferia. O escritor é freqüentemente convidado para fazer palestras e organizar eventos culturais nas periferias de cidades brasileiras.

Leia a entrevista para o Folhateen em que Ferréz fala sobre o livro "Amanhecer Esmeralda".





Comentários

Postagens mais visitadas