12 novembro 2011

A Arte de Criar






Dando uma espiada hoje a tarde em alguns sites e blogs, dei de cara com essas criações diversas....pra deixar um canto, um ambiente, um espaço, pra lá de ultra bacana.
Já faz um tempinho, que me delicio com afazeres voltados a sustentabilidade, pelo fato de que muita coisa se acha jogado fora.
Em 2003 quando decidi viver de modo diferenciado, comecei estudar, pesquisar sobre o que se joga fora e fui mesmo à caça de produtos, peças, inusitadas.
Estava num local que precisava de uma reforma...um montão de ideias  e nada de dinheiro pra botar tudo em prática. Já tinha ido pra rua buscar o ganha pão, fazendo a catança. E quanta coisa eu tinha vontade de reformar, em vez de deixar no depósito de sucata.
E fui guardando alguns itens interessantes , até que surgiu de fato, a ideia de morar num lugar  diferente...estar num espaço montado com tudo que todos jogam...
Assim se fez. E então, vivo  numa casa totalmente inusitada, diferenciada...em meio à uma bagunça literária e cultural...algumas cadeiras penduradas no teto, uma fonte no canto do quintal...livros e revistas espalhados pelo chão, já em fase de ter que fazer reforma urgente.
A cozinha se destaca segundo um amigo recém chegado que estranhou tudo tão velho e num canto, ao lado da geladeira barulhenta, um fogão muito branco....adquirido na Casa Bahia há algum tempo...
Pra ele, é como se algo destoasse. Algo não combinando.Ele ficou pensativo por alguns momentos e esses momentos ficaram congelados em minha memória....o seu olhar diferente.
Já as crianças quando chegam, se encantam com tudo...talvez por conta das mil e uma cores, com paredes muito coloridas....trabalhadas....patinadas...
O que pra mim, é verdadeiramente destoante, é o quarto que ainda continua sem teto, por ter caido há algum tempo...
mas é nesse espaço que hospedo uma menina quase jovem, que é designer de moda e que ama meu estilo de vida.
Chamo de estilo, até pelo fato de que tive que me adaptar a ele....ora por falta de grana, ora , por falta de opção, enfim....depois de tanto lutar pela sobrevivência numa cidade grande, adquiri anticorpos e estes, lapidados já, acostumaram-se a uma pregação que tem como título a Sustentabilidade.
Numa casa velha, com tanto por fazer, com o não trocar da fiação, o chuveiro vive queimado e o banho é gelado, mesmo em dias muito frios.
Mas não tem nada não, porque em meio a alguns problemas, temos o desproporcional que é o requinte de termos à mão, a internet...mesmo que custe caro...mesmo que nos rendam algum trabalho extra pra bancarmos esse luxo absoluto.
E assim, a vida vai passando....me encho de desejos e sonhos , todos os dias. Já me vi comprando esse espaço que parece ser inteiro meu....parece ter sido feito pra mim....parece que estava me esperando. Ele me completa e já não me vejo em outro lugar.
Sonho com os dias se passando e findando aqui. Nessa rua que não tem sossego nunca...nesse bairro de ruas largas e planas.
Respiro o ar que me alimenta no dia a dia, como fazendo já, parte integrante num cotidiano de pura arte.

E quando me deparei com essas peças , feitas com reaproveitamento de tudo um pouco, me deliciei e não poderia deixar de compartilhar com todos voces, bloguetes e blogueiros ou blogueiras.
Enfim, só faz sentido quando tudo é dividido.

Um bom resto de sábado pra nós. 

Nenhum comentário: