09 novembro 2012


Não dá pra deixar de falar sobre esse grafiteiro que se tornou um fenômeno mundial.

BANKSY

Stencils, Grafitti e outras intervenções urbanas, regadas de humor-ácido ,sarcasmo e críticas político-sociais definem o trabalho de Banksy.O artista ,ativista político e diretor de cinema não revela sua identidade. Anônimo, porém conhecido no mundo inteiro , espalhou a arte de rua em diversas cidades e provocou uma verdadeira revolução do olhar da sociedade sobre o grafitti.






Começando em Bristol, Inglaterra, em meados dos anos 80, o artista de rua teria adotado a técnica de estêncil*, pela praticidade, já que a pintura exige mais tempo mais e o risco da polícia abordar o grafiteiro seria maior.
* O estêncil é feito a partir da aplicação de tinta ou aerosol sobre uma prancha de  papel ou acetato, cujas formas são perfuradas com algum objeto cortante. Assim, a tinta passa pelos lugares perfurados e o desenho pretendido se imprime na superfície escolhida.
Hoje, os trabalhos de Banksy que se encontram nos muros de Bristol são intocáveis, inclusive, certa vez a prefeitura cometeu o erro de apagar um painel feito por ele, o que causou o maior transtorno na cidade. Os cidadãos de Bristol abraçaram o trabalho do artista, chegando ao ponto de um casal já ter oferecido sua casa á venda, para um museu da cidade, alegando ser um “painel artístico com casa anexa”, já que Banksy tinha feito um simples estêncil em um dos muros. Espalhando sua irreverência por cidades como Londres, Nova York e Los Angeles, já ouve até o rumor de Banksy seria mais de uma pessoa.  Sim, ele é apenas um, porém estima-se que ele tenha uns 20 colaboradores. O mistério da sua identidade torna tudo muito excitante, juntando com a prática não permitida do graffiti e a dose dupla de sarcasmo de seus  estêncils, Banksy se tornou um fenômeno.

Nenhum comentário: