09 fevereiro 2020

Primeiro Simpósio de Inclusão

Síndrome de Angelman

Local: Cine Teatro Cel Raymundo
Dia : 14/02/2020
Cidade: Santana de Parnaíba-SP
Horário: das 08:00 às 12:00 e das 12:00 às 17:00




APRESENTAÇÃO

Desde 2016 , que  estou apaixonada pelo Mundo da Inclusão, que se deu pelo fato de ter tido um aluno de inclusão , quando me foi atribuído uma sala de aula. Em 2017 e 2018, fiz mediação em sala de aula com alunos dentro do Espectro Autista (TEA)   e em 2019 , com um aluno diagnosticado com DI ( Deficiência Intelectual), sinais autísticos e transtorno significativo de conduta . Para 2020 surgiu a oportunidade de um grande desafio: Síndrome de Angelman- uma menina de 09 anos . Por não conhecer essa Síndrome, decidi logo começar estudando , pesquisando e quanto mais eu estudava e pesquisava, mais sede de aprender. Nessa sede toda, brotou muitas ideias criativas de como trabalhar de modo a ter avanços e também receios , dúvidas - porém conheci muitas pessoas envolvidas de corpo e alma  na luta desses lindos anjos.
Foram muitas as conversas e , mesmo que virtualmente , me fizeram crer que juntos podemos aprender ainda mais. Eis que surgiu a possibilidade de uma roda de conversa, um encontro- em prol ao Dia Internacional de Angelman e por fim, algo mais estruturado: Um Simpósio. O Primeiro Simpósio de Angelman. E quando a ideia é para agregar conhecimentos , existe a conexão e assim, as pessoas com os mesmos interesses  se juntam - para agirem juntas.  Aí está o nosso Simpósio - com muita gente linda e conectada- fazendo parte desse movimento.
E que venham outros movimentos, afinal, gente gostando de gente, faz a diferença- sim!

Rosi Ribeiro
Professora Adjunto- com Mediação em Inclusão 




Palestrantes:



Dra  GRACIELA PIGNATARI

"Geneticamente falando sobre a Síndrome de Angelman e Autismo"


 Mestrado e Doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP. Durante o doutoramento realizou estágio no Mount Sinai School of Medicine em Nova York Foi a primeira pós - doutoranda no Projeto A Fada do Dente da USP e participou da criação da ONG " Projeto  A Fada do Dente ", a primeira ONG de pesquisa científica de autismo no Brasil.Fez pós-doutoramento na USP, tanto no antigo  Departamento de Histologia e Embriologia  do ICB-I e na Faculdade de Medicina Veterinária. Realizou pesquisa nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Farmacologia , Células-Tronco, Terapia Celular utilizando células tronco animais e humanas de diversas fontes e Modelagem de Doenças com foco no Autismo no Projeto A Fada do Dente. É colunista da Revista Ser Autista e sócio fundadora da startup  de biotecnologia TISMOO, primeira com foco em medicina personalizada para o autismo e síndromes relacionadas.







 Maria Luisa Afonso

"Os Desafios da Família , Escola e Terapeutas"

Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga 
Especialista em Neuropsicologia pelo CEPSIC-ICHC/ FMUSP
Coordenadora do Instituto Indianópolis








Dra Elaine Alves

" O  Luto do Filho Idealizado"

Psicóloga - Pós- doutorado pelo Instituto de Psicologia  USP
Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia  USP
Mestrado pela Fousp 
Pesquisadora e Professora convidada do Laboratório de Estudos sobre a Morte , do Instituto de Psicologia  USP
Fundadora da Prestar Cuidados em Psicologia








Psicóloga Clínica e Arte Terapeuta: Eliane Oliveira

" A Arte Terapia como Instrumento para as Inclusões em Sala de Aula"

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista-UNIP 2010-  Especialista em Arteterapia também pela UNIP em 2017
06 anos de atuação em Ambulatório Médico de Especialidades-AME. Atendimento com adolescentes e adultos











Socióloga : Jheniffer Ferreira 

"Inclusão : A diversidade requer delicadeza"


Graduada em Ciências Sociais pela UNESP de Marília- SP - concentrou seus estudos em Antropologia , mesclando em seus trabalhos a escrita documental, teorética. Publicou seu primeiro livro pela UNESP: Experiências nos espaços mediados ....


IDEALIZADORA: 




Professora Adjunto- com Especialização em Inclusão :  Rosi Ribeiro - Jornalista, Pedagoga, Estudiosa e Autodidata em Artes.

Com especialização em AEE ( Atendimento Educacional Especializado), TEA ( Transtorno do Espectro Autista) - Pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Participação no Curso Manual do Autismo, por Child Behavior Institute of Miami- CBI of Miami, com Dr.  Gustavo Teixeira.
Cursando Pós em DI( Deficiência Intelectual) e Docência do Ensino Superior. Criou e  fundou , em sociedade a Editora Verde Violeta , voltada à Sustentabilidade. Criou e executou o Projeto " No Contexto do Avesso" , com crianças do Fundamental I , na cidade de Santana de Parnaíba-SP, num contraponto com crianças da cidade de Cândido Mota-SP, no ano de 2016., sendo contemplada com o Prêmio Professor Destaque, Ação Destaque do SEFE ( Sistema Educacional Família  e Escola) em âmbito nacional. Assim começou seu amor por Inclusão, através de um aluno com DI ( Deficiência Intelectual -  moderada) , PC ( Paralisia Cerebral) , e por conta da PC, uma Deficiência Física, também. Nos anos de 2017 e 2018, fez Mediação em Sala de Aula, com alunos autistas e em 2019, mediou em sala de aula- um aluno com DI, Transtorno de Conduta e sinais autísticos. Criou e idealizou a "Primeira Mostra  Mediação em Autismo: Imagens, Objetos, Cores, Rabiscos e Luz- Tudo grudado em mim" . Foi Curadora do Projeto " Arte e Linguagem: Estudos, pesquisas, laboratórios, observações,investigações , construções- Poeticamente falando..."  , que envolveu todo trabalho com esse aluno, numa exposição de suas obras, criadas e produzidas no Ateliê, idealizado e construído em sala de aula. Tal projeto ficou exposto no SESI Cidade São pedro, em Santana de Parnaíba, num período de 15 dias. Em 2020, mediação de uma criança com AS ( Síndrome de Angelman) .


Organização durante o processo de criação: Professora Andréa Avona-  Especialista em Artes e Comunicação Visual.

Vencedora de alguns prêmios como professora Destaque e nota Dez. Atualmente está  como Coordenadora Pedagógica na rede de Santana de Parnaíba.




REALIZAÇÃO : Núcleo de Inclusão
Coordenadores  Jane Porcino e Guina





Agradecimentos especiais aos Secretários de Educação  Clécius Romagnolli  e Secretária de Cultura  Fátima Muro 















Nenhum comentário:

Tintas Orgânicas Vamos aprender como fazer tintas com o que temos em casa.  Excelente para deixar as crianças à vontade - no lamb...