18 março 2006


Sobre o GRAFITTI................. (escrito por Rosi Ribeiro)

A arte do grafitti está por todo canto aqui na cidade de Osasco..... bom, claro que não é só aqui...... mas na real, aqui virou uma febre total! Onde vc vai se depara com grafitti, é claro que em meio a muitas( milhares) de pichações também. Aí se for pra falar contra pichação o bicho pega, com certeza, porque não dá prá dizer que temos que extinguir mesmo as tais pichações, até porque prá quam faz isso é a pura neura da arte......
Eu, por exemplo, trabalho com crianças e adolescentes, numa das unidades da Secretaria de Assistência e Promoção Social da cidade de Osasco.São crianças dos 07 aos 14 anos e 11 meses, aí me deparo com alguns que pixam até com os tubos de graxa prá sapato..... não pode descuidar que lá estão, com canetões, giz cera, lápis de cor, rolinhos e tinta de qualquer marca ou jeito, goiaba verde, folhas das árvores, enfim..... se é prá pixar, está valendo qualquer coisa!!!! É uma loucura!!!!!! O que dizer à essas crianças que querem de algum modo se expressar , da maneira que conseguem( explicando que às vezes, não conseguindo desenhar) lá estão fazendo letras, ora sabendo o que fazem , ora apenas tentando se expressar. Deixar o recado, gostando ou não.
Lá no Centro de Cidadania tem um projeto : Intervenção Urbana, que envolve oficinas de grafitti. Aprendem desenhar, luz, sombra, como lidar com esse negócio da utilização correta dos sprays.....Do ano passado prá cá , uma meia duzia de adolescentes já grafita como profissionais....e isso é DEMAIS!!!!!! Uma loucura!!!!!!!!
Ver o trabalho deles dá o mair orgulho, até arrepia...... Eles fazem como se fizessem algo muito simples......
Isso é fazer grafitti........... fazer história....... fazer parte !

Nenhum comentário: