- Osasco e Sumaré, numa ponte cultural-


Essa galera ( Agente Jovem) iniciou um projeto de pintura com grafitti no viaduto Aristides Moranza na cidade de Sumaré, numa parceria da Saps/Osasco com a Secretaria da Cultura de lá,com o apoio da Sherwin Williams do Brasil- Divisão Sumaré.

O projeto Intervenção Urbana foi implantado nesse Centro de Apoio ano passado e tem como coordenadores os monitores-grafiteiros Dinho e Fhero,sob curadoria de Rosi Ribeiro,dirigente do espaço que atende crianças e adolescentes,integrantes do Peti e Agente Jovem.
Tomadas todas as precauções e respeitando o Eca, o projeto acontece para que os mesmos entendam o que é cidadania de fato.A implantação se deu por conta da quantidade de prontuários que existiam na unidade, com crianças e adolescentes com passagens pela policia por conta das pichações. Assim, dentro das oficinas, os mesmos frequentam o laboratório de idéias, podendo repassar no papel , papelão e placas de madeira tudo que sente em relação ao mundo em que vivem e ainda reforçar os talentos já existentes.
Ainda obtém conhecimentos de desenho, luz, sombra, cor, dimensão, proporção junto ao aprendizado de como utilizar os sprays de maneira correta,conhecimento da fábrica,enfim tornando cidadãos com a capacidade de entender e cumprir regras e normas.
Intervenção Urbana tem trazido benefícios a esse Centro de Apoio, no sentido de reconhecimento de transformações comportamentais paupáveis.
É a periferia sendo reconhecida através de sua arte própria. Não tem como trabalhar adolescentes de extrema periferia se deixarmos de lado a sua cultura. Essa é portanto, a galera que realmente faz acontecer!















Osasco em parceria com a cidade de Sumaré, numa ponte cultural que está fazendo acontecer!
Sherwin Williams do Brasil recebeu com todas as honras a galera do projeto de Intervenção Urbana.
Valeu! Vamos fazer valer o ditado reconhecido na Cooperifa/Taboão: " nóis é ponte e atravessa qualquer rio".

Comentários

Postagens mais visitadas