Uma boa prosa
No próximo ano,teremos eleições pra prefeito e vereadores , mas muitos não sabem ao certo o que faz um vereador...porque existe a Câmara Municipal e nem participam das reuniões que acontecem.
Eu cresci vendo homens e mulheres discursarem...discutirem, compondo toda a bancada de um pleito municipal.Meu pai foi vereador por mais de um mandato, presidente da Câmara de uma cidade do interior eaté hoje,continua envolvido na política...é presidente do Conseg, enfim....auxilia politicamente o município onde mora.
Aprendi com ele a frequentar o legislativo , não perdendo uma seção na Câmara. Quando adolescente o ajudava na escrita dos discursos....o observava treinando como discursar , de frente com o espelho. Era um barato. Eu gostava muito . Em todos os eventos o acompanhava. Reuniões políticas...vi e aprendi muita coisa.
Conheci grandes políticos. Visitei ministérios, secretarias estaduais. Vivenciei a política ..vivi política.
E fico me perguntando porque as pessoas estão se distanciando a cada dia, dos assuntos voltados á política. Ao contrário , devemos participar...nos engajarmos. Devemos fazer parte....devemos incentivar nossos jovens a desde cedo ingressar na vida política. Devem participar de movimentos partidários..estudar política...se interessar .
Criar projetos, estar atentos aos interesses partidários, se movimentar...fazer parte da política jovem.
Assim, teremos novos nomes para continuarmos nossa luta pelo país onde nascemos e continuamos a viver.
06 dezembro 2011
15 novembro 2011
Garrafas Tramadas
Depois,o segredo, é colorir várias...pra dar um toque especial num canto qualquer em sua casa, no trabalho ,ou ainda presentear agora nesse final de ano, as pessoas que a gente gosta.
12 novembro 2011
A Arte de Criar
Dando uma espiada hoje a tarde em alguns sites e blogs, dei de cara com essas criações diversas....pra deixar um canto, um ambiente, um espaço, pra lá de ultra bacana.
Já faz um tempinho, que me delicio com afazeres voltados a sustentabilidade, pelo fato de que muita coisa se acha jogado fora.
Em 2003 quando decidi viver de modo diferenciado, comecei estudar, pesquisar sobre o que se joga fora e fui mesmo à caça de produtos, peças, inusitadas.
Estava num local que precisava de uma reforma...um montão de ideias e nada de dinheiro pra botar tudo em prática. Já tinha ido pra rua buscar o ganha pão, fazendo a catança. E quanta coisa eu tinha vontade de reformar, em vez de deixar no depósito de sucata.
E fui guardando alguns itens interessantes , até que surgiu de fato, a ideia de morar num lugar diferente...estar num espaço montado com tudo que todos jogam...
Assim se fez. E então, vivo numa casa totalmente inusitada, diferenciada...em meio à uma bagunça literária e cultural...algumas cadeiras penduradas no teto, uma fonte no canto do quintal...livros e revistas espalhados pelo chão, já em fase de ter que fazer reforma urgente.
A cozinha se destaca segundo um amigo recém chegado que estranhou tudo tão velho e num canto, ao lado da geladeira barulhenta, um fogão muito branco....adquirido na Casa Bahia há algum tempo...
Pra ele, é como se algo destoasse. Algo não combinando.Ele ficou pensativo por alguns momentos e esses momentos ficaram congelados em minha memória....o seu olhar diferente.
Já as crianças quando chegam, se encantam com tudo...talvez por conta das mil e uma cores, com paredes muito coloridas....trabalhadas....patinadas...
O que pra mim, é verdadeiramente destoante, é o quarto que ainda continua sem teto, por ter caido há algum tempo...
mas é nesse espaço que hospedo uma menina quase jovem, que é designer de moda e que ama meu estilo de vida.
Chamo de estilo, até pelo fato de que tive que me adaptar a ele....ora por falta de grana, ora , por falta de opção, enfim....depois de tanto lutar pela sobrevivência numa cidade grande, adquiri anticorpos e estes, lapidados já, acostumaram-se a uma pregação que tem como título a Sustentabilidade.
Numa casa velha, com tanto por fazer, com o não trocar da fiação, o chuveiro vive queimado e o banho é gelado, mesmo em dias muito frios.
Mas não tem nada não, porque em meio a alguns problemas, temos o desproporcional que é o requinte de termos à mão, a internet...mesmo que custe caro...mesmo que nos rendam algum trabalho extra pra bancarmos esse luxo absoluto.
E assim, a vida vai passando....me encho de desejos e sonhos , todos os dias. Já me vi comprando esse espaço que parece ser inteiro meu....parece ter sido feito pra mim....parece que estava me esperando. Ele me completa e já não me vejo em outro lugar.
Sonho com os dias se passando e findando aqui. Nessa rua que não tem sossego nunca...nesse bairro de ruas largas e planas.
Respiro o ar que me alimenta no dia a dia, como fazendo já, parte integrante num cotidiano de pura arte.
E quando me deparei com essas peças , feitas com reaproveitamento de tudo um pouco, me deliciei e não poderia deixar de compartilhar com todos voces, bloguetes e blogueiros ou blogueiras.
Enfim, só faz sentido quando tudo é dividido.
Um bom resto de sábado pra nós.
06 novembro 2011
Retalhos e Crochê
Ganhei de minha mãe nesse ultimo final de semana que passei por lá. Fico encantada com tudo que ela faz. Tem o dom pra criar...ousar...fazer perfeito.
Não usei ainda...creio que vá fazer parte do meu novo enxoval ....já tenho outras peças que ela fez...porque sei que terei minha casa...em breve....ou não, sei lá...mas será tudo minuciosamente planejado por muitas mãos....mãos que fazem...mãos que se dedicam...
Joguei na cadeira de balanço também feita artesanalmente num bairro aqui em Óz....pra fotografar e postar.
Momento artesanal congelado. Lembranças de mamys...vindo lodo dali....da beirada do rio Paranapanema, de uma cidadezinha do interior, como se diz.
Agora está aqui comigo, esperando o momento certo, a hora exata de ser colocado estrategicamente em algum lugar....em algum canto especial. Por hora, está compartilhado.
03 novembro 2011
Detalhe
Dessa vez, botei reparo, assim que adentrei a sala, numa peça que gritava da estante.Colorida...minuciosamente preparada....confeccionada...
Olhei por algum tempo, depois, segurei em minhas mãos.
Não estava acreditando que era arte de minha mãe.
Perfeita demais. Girei...Girei....e não resisti em fazer a seção de fotos....
Uma , aqui pro blog....
Gira Mundo....decorando a sala....iluminando o canto da estante...
Enchendo os olhos de graça.
28 outubro 2011
22 outubro 2011
Mulheres só no Fuxico...
Bom, bem nesse lugar ai tem um córrego...e muitos retalhos foram jogados lá.
Então, nada melhor que fazer alguma coisa...tivemos a ideia dos fuxicos. E fomos pra uma garagem providenciar a oficina.
Logo depois do almoço, as mulheres que ficam em casa com os filhos que ainda não estão na creche ou com os que voltaram da escola, vão pra calçada bater papo. Passamos convidando-as para uma oficina gratuita.Pegamos a mesa no boteco do meio do quarteirão e os bancos na garagem de uma das participantes e lá fomos pra oficina, que rendeu bons fuxicos e boa prosa.
Ficaram encantadas com a produção...com o efeito colorido e até comentaram sobre o fato de que os sacos com os tecidos estavam lá e nem tinham tido essa ideia de utilizá-los em algo tão interessante.
Uma delas até comentou o fato de que sua mãe que mora na Bahia trabalha com fuxicos já há algum tempo, esteve em sua casa , precisa de retalhos a todo tempo e não se atinaram em ir até a beira do córrego arrastar logo os fardos que lá estavam.
As assistentes sociais que vão pra área todos os dias que observaram o colorido todo e imediatamente tiveram a ideia.
Foi uma tarde muito interessante , inclusive de reflexão sobre nossas atitudes...o olhar, o observar...a criatividade, através de ações concretas de atitudes.
Um final de semana pra lá de produtivo.
21 outubro 2011
Oficina Gratuita em Associação
Fui convidada pra fazer uma oficina com crianças em um bairro distante daqui, na cidade de Ferráz de Vasconcelos. Na verdade, um grande amigo meu, que é Sociólogo, mestre em Antropologia pela USP, sempre me convida para umas atividades oficineiras, porque sabe que adoro e jamais vou recusar.
E estar entre crianças então, pra mim é Tudo.
Estive lá há alguns dias e amei toda a galera. Levei o tema reaproveitamento de material, que é o que já é trabalhado lá com eles. [fizemos então, flores com os rolos do papel higiênico]. Amaram! Pintaram...acrescentaram desenhos....
Isso faz um bem danado, principalmente pra mim, que me ocupo mentalmente com uma atividade diferenciada, já que amo arte cultura. Faz bem pra alma!
Pude também prosear com as senhoras que lá estavam apreciando a atividade e numa roda de bate papo, saborear um suco delicioso.
Gente nova, ideias novas, uma boa prosa e o carinho todo das crianças. Renova o espírito, enche a alma e nos fortalece para prosseguirmos a caminhada.
O doar-se também engrandece o ser.
Assinar:
Postagens (Atom)
Tintas Orgânicas Vamos aprender como fazer tintas com o que temos em casa. Excelente para deixar as crianças à vontade - no lamb...
-
Mediação em Sala de Aula Iniciei 2020, com a missão de mediar Luis Carlos novamente, em sala de aula. Novos desafios- claro que nã...
-
Movimentação com Interação entre os Membros do Centro de Apoio. A Psicóloga Robélia, que faz parte da unidade, fêz dinâmica com alguns membr...