02 setembro 2012

....  Devemos servir, sempre....

Devemos servir a todos.... Isso é Missão. Ao longo dos meus 50 anos tenho me dedicado a servir. Gosto.Na realidade, Amo. Como adolescente eu já tinha isso comigo e ajudava amigos na escola. Aos 18 anos, fui trabalhar como assessora da primeira dama da minha cidade , na Promoção Social e criei projetos voltados ao atendimento dos que estavam sem renda. Um dos projetos foi aprenderem fazer acolchoados ( os famosos edredons hoje). Falei com minha mãe e ela passou todas as dicas. Na cidade tinha fazendeiros que plantavam algodão e então tivemos doação de muito algodão. A primeira dama conseguiu uma verba através da primeira dama estadual, na época Sra Silvia Maluf e então pude colocar a ideia em prática. O acabamento era com agulha bem grossa e barbante. Ficavam lindos e todas as famílias recebiam esses acolchoados, eliminado o duro frio .
Depois, fui para o Cartório.Comecei como atendente e me tornei a escrivã autorizada e lá também pude ajudar muitas pessoas. Em 1987 passei num concurso estadual e fui trabalhar no ERSA 20,Escritório Regional de Saúde. parte burocrática. Era Assistente Administrativa , mas fui logo sendo eleita Diretora Regional do SIND SAÚDE e sabendo de uma portaria criada pelo então Sr Franco Montouro, fui em busca de conseguir montar um CCI ( Centro de Convivência Infantil). Estive pessoalmente com o governador  Luiz Antonio Fleury e consegui. Foi sucesso absoluto. Demos o nome de CCI Turminha 20,por conta de estarmos na região 20 ( os ERSAS eram subdivididos por regiões e tinha numero). Lutei muito por melhorias na saúde dessa região. Eram 13 municípios e me decepcionei com a doença grave da saúde, principalmente em relação aos funcionários,com atendimento totalmente deficitário. Me auto exonerei com uma carta feita de caneta bic azul, ao então governador Mário Covas.
Meu marido foi transferido pra São Paulo e depois de quase 02 anos, viemos pra cá também eu e meus filhos,que na época tinham 08 e 06 anos.
Em São paulo,fui prestar serviços pra um vereador ( Zenas Pires). Continuei minha luta. Comecei dar aulas de artesanato na TV , no programa Ana maria Braga, que estava na Record e em 99 criei junto de um sócio a Editora Verde Violeta, para um projeto de uma revista : Arte em Reciclar" e não demos conta de mantê-la no mercado. Tivemos que parar .Não entendíamos do mundo editorial. Nesse mesmo período, meu marido perdeu o emprego. A empresa que ele trabalhava, faliu. Tivemos que sair de São Paulo e escolhemos Osasco para morarmos. Tínhamos amigos aqui. Nossos filhos,já com 14 e 12 anos, foram pro interior, na casa dos meus pais e sem emprego, fomos pra catança. Catamos lixo durante 02 anos na cidade de Osasco. Conhecemos bem a cidade. 
Montamos um Atelie ( o Tulha) e em 2003, prestei serviços pra secretaria de Assistência e Promoção Social, ensinando famílias que faziam parte dos programas: Renda Mínima e  Renda Cidadã a viverem de modo sustentável.
Em 2005 estive à frente de uma das Unidades da mesma secretaria, o CACA ( Centro de Apoio à Criança e Adolescente) e lá criei e desenvolvi 08 projetos, entre eles, contação de história( Uma boa história pra Contar), e Intervenção Urbana, em parceria com a Sherwin Williams do Brasil,através das tintas em spray Colorgin , que atendeu mais de 300 adolescentes. Fiquei até final de 2007.
Em 2008, consegui um espaço e montei o Bolsão de Cultura, com atividades sócio culturais, atendendo mais de mil crianças, adolescentes e jovens .
No final de 2008, participei da eleição do Conselho Tutelar ,conseguindo me eleger. Assumi em Janeiro de 2009 ,com término em Dezembro de 2011. Um mandato com muitas atividades ,carregado de denuncias feitas por mim,para que conseguisse de fato, a garantia de direitos .
Esse ano, estou candidata a vereadora na cidade.
Surgiu então, esse vídeo elaborado por meu filho Lucas, que está no último ano de Análise de Sistemas, na cidade de Assis . Minha filha Juliana, é bacharel em Direito e funcionária concursada da UNESP/Assis.
 Muitas crianças e adolescentes passaram por mim , cada um com sua história. Moraram comigo, Andreza Santos ( por tres anos) e Jheniffer Ferreira, por 02 anos.
Fiz trabalhos sociais, na área de habitação, junto à empresa Humanizar, nas cidades de Atibaia, Poá, Ferraz de Vasconcelos,Taboão da Serra. Estou cursando Serviço Social.
Sou apaixonada pela vida. Quero prosseguir ajudando,ensinando e aprendendo. 

Nenhum comentário: