07 novembro 2012


Amo falar de Arte..e quando se trata de juntar com o Social então...
Vale a pena compartilhar...Apreciem.

É com muita alegria que convidamos o mundo para conhecer a Coleção Toca, produzida pela equipe do A Gente Transforma em parceria com os artesãos de Várzea Queimada (Jaicós, PI) durante a segunda edição do AGT, que aconteceu entre os dias 01 a 15 de fevereiro (2012).
O palco é o Pallazo Giureconsulti, no Salão Internacional de Milão – a maior feira de design do mundo. Durante os dias 17 a 22 de abril, empresas e profissionais das áreas de design, arquitetura, decoração e artesanato poderão ver pela primeira vez as 28 peças da Coleção Toca.
O AGT usa o design para expor a alma brasileira. É um mergulho na cultura dos povos que formam o Brasil. O resultado é a criação de uma coleção original e autêntica, produzida em parceria com comunidades que guardam séculos de conhecimento.
São peças que contam as história das pessoas que vivem nessa região do semiário piauiense. A criação de objetos de palha de carnaúba é uma atividade tipicamente feminina. Os homens trabalham com a borracha, reciclando pneus e criando joias e peças de decoração. O povoado de Várzea Queimada guarda conhecimentos ancestrais. São artesãos que criaram suas primeiras peças a partir do que aprenderam com índios, negros e imigrantes europeus. Essa mistura de raças e de culturas serviu como referência para o AGT, que uniu antigos conhecimentos a modernas técnicas de design.

São Paulo - O projeto A Gente Transforma (AGT) iniciou a segunda etapa de suas atividades: preparar o lançamento da coleção criada em Várzea Queimada.
O momento é de muita alegria e também de muito trabalho.  É a consolidação de tudo o que fizemos em Várzea Queimada durante as duas primeiras semanas de fevereiro.  O lançamento da coleção acontecerá em abril, na maior feira de design do mundo, em Milão, na Itália.
Nesse momento tão importante, chegou a hora de fazer o mais especial dos nossos agradecimentos. Ele vai para o SEBRAE-PI.
De fato, o projeto A Gente Transforma só aconteceu porque o SEBRAE acreditou em nós desde o primeiro momento. Acreditou, investiu e dedicou-se para, junto conosco, ver o AGT alcançar seus objetivos.
O SEBRAE apoia o AGT desde o ano passado, quando iniciamos o processo de escolha do município aonde aconteceria o projeto.  O SEBRAE-PI foi o responsável pela pesquisa de todas as comunidades que trabalham com artesanato e que tinham potencial para participar do projeto. Depois, custeou a viagem precursora, que visitou diversas cidades e escolheu o povoado de Várzea Queimada, que pertence ao município de Jaicós.
Também custeou as passagens aéreas de toda a equipe, inclusive dos 18 estudantes universitários selecionados entre os mais de 200 inscritos. O SEBRAE-PI entrou também com recursos humanos e logísticos, fundamentais para o sucesso do AGT.








AGT na Casa Vogue de abril

Na véspera do nosso embarque para a maior feira de design do mundo (Milão), o A Gente Transforma é destaque na revista Casa Vogue (abril 2012).
As páginas estão recheadas de fotos belíssimas, produzidas pela fotógrafa Tatiana Cardeal durante nossa experiência em Várzea Queimada, no município de Jaicós (PI).


Nenhum comentário: